Acervo Privalia

Um mundo de cheiros

de Privalia (19 outubro 2010)

Imagine entrar em um “museu” e escolher se quer sentir aromas cítricos, amadeirados ou florais. Assim começa a viagem pelo Espaço Perfume Arte + História inaugurado no final de setembro em São Paulo.

O local é uma viagem pela história do perfume em 500 peças. Para montar o acervo foram recolhidas exemplares de 100 empresas brasileiras, americanas e européias. Objetos originais e replicas ilustram essa viagem rica em imagens, cores, sons, fragrâncias que começa em 3 mil a.C.
A exposição é dividida em vitrines que contam um pouco de cada época em que o perfume foi usado. Há curiosidades como o caso de Napoleão Bonaparte que adorava a Água de Colônia criada por Jean-Marie Farina e ganhou um frasco exclusivo, para carregar dentro de suas botas – um dos destaques da exposição é a garrafinha usada por Napoleão.

A estrela “eletrônica” da atração é o equipamento interativo Scentys. Importado da França, ele proporciona aos visitantes uma viagem pelos três partes que compõem um perfume. Com sua tela vertical de 32 polegadas, ele exibe um vídeo explicativo sobre elas e enquanto faz isso exala fragrâncias.

Há também uma seção dedicada à história da produção dos vidros de perfumes, um item fundamental na criação de um perfume. Nela, frascos clássicos e premiados da perfumaria nacional convivem com um aplicativo multimídia que permite, por exemplo, criar um vidro de perfume com tampa e cor e nomeá-lo.
O projeto é uma parceria da Faculdade Santa Marcelina com a empresa O Boticário.

Serviço
Espaço Perfume Arte + História
R. Dr. Emilio Ribas, 110
11.2361-7728
terça a sábado – 10h às 18h
domingo – 12h às 18h
Entrada grátis

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário