Acervo Backstage Privalia

Primeira edição do E-Fashion Day na Privalia é sucesso

de Privalia (19 fevereiro 2014)

Nós realizamos no último dia 13, a primeira edição do E-Fashion Day, circuito de palestras com profissionais renomados de grandes empresas, como Google, Facebook e E-bit. O evento levou aos convidados temas e conteúdo relevante para o crescimento dos negócios, como o desenvolvimento do mercado online, o perfil do consumidor e suas necessidades, a viabilização dos canais móveis e a categoria de sucesso do e-commerce: moda e acessórios.

Privalia comemora sucesso da primeira edição do E-Fashion Day

Evento voltado para marcas de moda, realizado na sede da empresa, em São Paulo, reuniu cerca de 60 profissionais da Região Sul para um dia de palestras sobre e-commerce, com destaque para o sucesso do setor de moda e acessórios

O objetivo da empresa foi oferecer aos seus clientes uma visão completa do mercado online e destacar suas vantagens, público-alvo, viabilização das redes sociais como ferramenta de marketing e comunicação, análise de audiência, canais de compras, entre outras peculiaridades desse que é um dos canais de vendas que mais crescem no País.

O palestrante Pedro Guasti, do E-bit, apresentou um panorama do e-commerce brasileiro atual. Apontou que, em quatro anos, 51 milhões de brasileiros passaram a comprar pela internet, quando, em 2009, eram 17 milhões de consumidores online. Em 2013, o faturamento desse mercado foi de R$ 28,8 bilhões, com crescimento nominal de 28%. A banda larga móvel, por exemplo, e seu crescimento influenciaram nos números positivos. Muitos consumidores das classes C e D – que não tinham acesso à internet – passaram a se conectar por meio de modelos mais simples de smartphones e se tornaram, além de internautas, consumidores online.

Guasti destacou ainda o expressivo aumento da categoria de moda e acessórios nas vendas online. Segundo o E-bit, o mercado de moda na internet teve um crescimento rápido e forte nos últimos anos: passou da 26ª colocação, em 2007 para a segunda posição em 2012. A audiência dessa categoria é, em sua maioria, do público feminino, que representa 64% desse grupo.

Já na palestra de Adriano Nasser, do Google, a categoria fashion ganhou ainda mais destaque. O profissional apresentou números expressivos da busca por moda na internet. Segundo Nasser, o canal do YouTube já representa 19% das buscas para a categoria de vestuário, enquanto a busca em dispositivos móveis contribui com 11%. Entre os itens mais buscados dessa classe no Google, as roupas vêm em primeiro lugar no ranking, seguidas por joias e bijuterias, acessórios e calçados. Para o especialista, até o final de 2014, 38% dos internautas brasileiros terão feito ao menos uma compra online no ano.

Para contextualizar a Privalia e sua atuação no e-commerce, Andrea Scarano, nosso diretor de marketing, apresentou o potencial do M-Commerce e como a empresa está investindo no canal móvel, a fim de alavancar a audiência do outlet online, com a aposta em aplicativos para iPhone, Android, iPad, site mobile, Windows e Blackberry. Para Scarano, o mobile não é o futuro, mas o presente. A empresa, que teve 4,8 milhões de downloads do seu aplicativo, aponta que o canal mobile representa mais de um terço do tráfego total do site, do qual dois terços são representados pelo aplicativo. O executivo completou que, para alcançar uma boa audiência, é necessário investir em conteúdo interativo, comunicação por push (mensagens enviadas pelo aplicativo), grandes ofertas e possibilidades de compras.

Para finalizar o dia, Roberta Dantas, do Facebook, discutiu sobre a importância das redes sociais no varejo online e o potencial dos usuários para alavancar as vendas do mercado. Roberta ainda deu dicas de como alcançar o cliente final com posts segmentados, como achar o target desejado e destacar-se na concorrida newsfeed (feed de notícias), espaço no qual aparecem as atualizações de amigos e páginas de interesse do usuário.

Agora já podemos preparar o próximo e-Fashion Day! :D

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário