Acervo Privalia

Patchwork: a arte de emendar retalhos

de Privalia (23 agosto 2012)

Patchwork nada mais é do que a arte de emendar retalhos e transformar essa união em uma peça única, distinta e raramente igual a outra. Dizem que no século IX antes de Cristo os faraós já usavam roupas com técnicas semelhantes! E também existem registros históricos de que, desde que o homem começou a tecer, tece acolchoados… O mundo de hoje juntou as duas coisas!

A técnica até faz sucesso na moda, mas sem dúvida é na área do homewear que ela ganha força! E não é só nos acolchoados como eu citei acima não, hein? Almofadas, caminhos de mesa, tapetes, enxovais infantis, decoração de móveis… o patchwork está presente na casa de todo mundo que gosta desse ar mais vintage e romântico, com um ar de casa da ‘vovó moderna’!

Aliás vale reforçar isso: por mais que os retalhos usados possam ser de tecidos antigos e roupas que não gostamos mais, o resultado de uma peça em patchwork é quase sempre super cool. Não importa a forma que você vai trabalhar – círculos, quadrados, losangos (sim, é mais fácil brincar com geometrias, mas a sua criatividade é sempre o limite!) – e também não importam as cores. Aliás, isso é o mais bacana da técnica: por mais que muitas pessoas procurem tecidos com estampas na mesma gama de cor, vale ousar. A regra do patchwork é não ter regras, ou seja, se não combinar, tá tudo certo também! :D

Para inspirar, assistam o filme “Colcha de retalhos” (How to make an American quilt)… um trechinho para vocês!

Bom dia! :)

 

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário