Acervo Privalia

Op Art!

de Privalia (9 novembro 2012)

Você sabe o que é Op Art?

A expressão vem do inglês, optical art, ou seja, arte óptica. Geralmente abstrata, a grande maioria dos desenhos do Op Art é formada por gamas pretas e brancas que, quando observadas fixamente, dão impressão de movimento, vibração, se deformam ou somente passam a sensação de infinito. Mas o que a moda tem a ver com isso?

A frase que defende a trend vem lá da década de 50: “Menos expressão, mais visualização”. Pierre Cardin foi o precursor da técnica no mundo do vestuário, mas desde então, vários estilistas adotaram a arte para suas peças, uma forma de transformar a roupa em algo mutável, que muda de acordo com a sua posição.

Provavelmente você já viu alguém usando, ou já usou alguma peça que traga essa referência em sua estampa, onde a posição de estruturas idênticas interagem umas com as outras. Mas aqui eu falo do que é moda, certo? Dizem alguns especialistas que esta tendência chegou para dar um pouco de folga para as listras, que estão bombando. Mas a grande verdade é que elas, muitas vezes, trazem características da Op Art também.

No início do ano, a Carla Lemos do Modices já falava aqui que essa seria a trend para o nosso inverno 2013, mas pelo que parece a febre chegou antes! Vai usar?

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário