Acervo Privalia

Holi Festival

de Privalia (10 outubro 2012)

Você já ouviu falar no Holi Festival?

Também conhecido como Festival das Cores, é uma “festa” da religião Hindu que sempre é realizada entre os meses de Fevereiro e Março para comemorar a chegada da primavera e o deus Vishnu. Na Índia, Suriname, Guiana, Trindade, Nepal… é um festival de tradição, mas alguns países do ocidente também têm aderido a festa, que tem como objetivo contemplar o poder das cores e celebrar a vida além do bem e do mal.

Quais as regras? Felicidade e roupa branca! Além de muita música, claro! Em um determinado momento todas as tintas são estouradas ao alto (a maioria delas em uma espécie de pó) tingindo assim as roupas, pele e cabelo de todos que estão por lá.  Legal saber que na Índia, por exemplo, não existe distinção de castas durante o festival, ou seja, tudo se torna uma mistura de cores e culturas.

Segundo historiadores, o Holi antecede o nascimento de Cristo e muitas lendas explicam o seu surgimento. A maioria delas se remete ao Rei Hiranyakashyap, que por ser muito vaidoso, queria ser venerado! Mas logo seu filho resolveu adorar uma entidade diferente (ousado o garoto!). Desta forma, o pai fez uma aliança com a irmã: como era imortal ao fogo, ele decidiu entrar em uma fogueira com seu filho ao colo para matá-lo, só não contava que isso anularia seu poder. Como a irmã decidiu salvar o sobrinho, o festival se tornou a comemoração da vitória do bem contra o mal! Legal, né? Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Que lenda você prefere?
As fotos deste post são do fotógrafo americano Thomas Hawk, que registrou o festival num templo Krishna em Spanish Fork, no estado de Utah. Mas existem registros do festival em vários países da Europa, além de uma novidade incrível: vai rolar aqui no Brasil também! Clica aqui pra entender e se programe!
Ainda não decidiu se quer ir? Vem ver o vídeo!

Assim termino o post, desejando as mais diversas cores para todos vocês! <3

 

 

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário