Acervo Privalia

Dicas de alimentação para manter a forma no inverno

de Privalia (13 julho 2010)

Durante o inverno, há um aumento da necessidade de energia para manter a temperatura do corpo e proteger-se do frio. Por isso, sentimos mais vontade de comer alimentos mais quentes e, muita vezes, mais calóricos, além do próprio aumento da quantidade que se consome.

Ou seja, é natural sentir mais fome no inverno, assim como ter maior apetite por alimentos que promovem mais saciedade, tais como chocolate, cremes, quiches, tortas e bebidas alcoólicas, entre outros.

Para evitar o ganho de peso, é importante prestar atenção em alguns pontos que normalmente são mais valorizados durante o verão, conforme explica a nutricionista Fernanda Furmankiewicz da academia Companhia Athlética. Ela começa explicando que alguns alimentos são considerados aliados, porque eles aquecem o corpo, ajudando a manter a temperatura e diminuindo a vontade de consumir alimentos mais calóricos.

Confira as principais dicas da especialista para manter a forma durante o inverno, com uma dieta equilibrada e ao mesmo tempo saborosa:

  • Os alimentos têm naturezas diferentes, com capacidade de gerar frio ou calor no corpo humano. Tomate, pepino, melão e melancia são alimentos que esfriam o corpo e devem ser evitados nesta época. Já vegetais como aspargos, brócolis, acelga e couve ajudam a aquecer o organismo. O mesmo vale para alimentos fonte de ômega 3, como o salmão, sardinha e linhaça e para temperos como canela, cravo, gengibre, pimentas, noz-moscada, curry, curcuma, mostarda e alho.
  • Já no consumo de líquidos, o ideal é escolher chá quente ou beber água em temperatura ambiente. Chá de gengibre com hortelã é uma excelente opção.
  • Se a vontade de consumir saladas diminui, o consumo de verduras e legumes cozidos deve aumentar. Sem contar que também são excelentes ingredientes para sopas.

Alguns pratos também foram sugeridos pela nutricionista para o menú de inverno:

  • Salmão grelhado com molho de mostarda
  • Sardinhas grelhadas com brócolis refogados
  • Sopa de abóbora com gengibre
  • Maçã assada com canela
  • Rodelas de banana salpicada com sementes de linhaça

Além disso, Fernanda lembra que é importante manter a regularidade na prática de atividade física e principalmente manter a ingestão de líquidos. Como a vontade de tomar água não é a mesma do verão, faça uma forcinha extra para se lembrar de tomar ao menos dois litros por dia.

Foto de Jorge Díaz, via Wikimedia Commons.

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário