Acervo Privalia

Dia Mundial da Fotografia!

de Privalia (19 agosto 2012)

No dia 19 de Agosto de 1839, o francês Louis M. Daguérre apresentou ao mundo a tal da foto e hoje, 173 anos depois, comemoramos mais um Dia Mundial da Fotografia, não é o máximo? Para homenagear esse dia, vou falar de alguns dos fotógrafos mais famosos do mundo no ramo da moda e personalidades. Escolhi alguns dos mais legais para apresentar à vocês, vem ver!

Richard Avedon – Filho do fotógrafo russo Jacob Israel Avedon, estudou filosofia por um breve período na universidade de Columbia, em Nova Iorque, e em 1941 começou a trabalhar em revistas de moda. Até hoje ele é super premiado, embora tenha falecido em 2004. Com estilo clássico, Avedon é dono de fotografias que fizeram história. Veja!

Guy Bourdin – Francês de 1928 e falecido em 1991. Foi amigo de Man Ray (que falamos a seguir), trabalhou na Vogue Paris e já fotografou para Issey Miyake, Emanuel Ungaro, Chanel entre outros…

Man Ray – Americano, nascido na Filadélfia em 1890 e falecido em Paris em 1976, era fotógrafo, pintor e anarquista. Ficou famoso por sua foto ‘Lágrimas de Diamante’. “Em lugar de pintar pessoas, comecei a fotografá-las, e desisti de pintar retratos ou melhor, se pintava um retrato, não me interessava em ficar parecido. Finalmente conclui que não havia comparação entre as duas coisas, fotografia e pintura. Pinto o que não pode ser fotografado, algo surgido da imaginação, ou um sonho, ou um impulso do subconsciente. Fotografo as coisas que não quero pintar, coisas que já existem.”

Horst P. Horst – Seu nome original era Horst Paul Albert Bohrmann, nasceu na Alemanha em 1906 e faleceu em 1999. Morou em Paris, Londres e se tornou cidadão americano em 1941. Em 1942 entrou para o exército e em 1943 se tornou fotógrafo das forças armadas. Mas, na verdade, ele era formado mesmo em arquitetura… (ufa!)

Nick Knight – Britânico nascido em 1958, autor do livro Skinheads de 1982 pelo qual foi convidado a fazer um freela (rs) para a famosa revista I-D. Ele se apaixonou pelo mundo da moda desde então!

Annie Leibovitz – Americana de 1949, Annie começou a interessar-se por fotografia após uma viagem de visita a sua família, que vivia nas Filipinas. Morou em Israel mas se rendeu mesmo à fotografia quando voltou aos Estados Unidos em 1970 e começou a trabalhar na revista Rolling Stones.

Steven Meisel – Americano de 1954. Fotografou celebridades como  Madonna e foi quem descobriu a top Linda Evangelista. Trabalhou para revistas como Vogue, Bazaar, Seventeen e W, além de fotografar campanhas para marcas como Prada, Valentino, Versace…

Terry Richardson – Americano de 1965 e filho do também fotógrafo Bob Richardson! Foi criado em Hollywood onde se interessou por moda e desde então fotografou campanhas super famosas de Marc Jacobs, Tom Ford…

Helmut Newton – Germano-Australiano de 1920 e falecido em 2004. Foi fotógrafo da Vogue e da Playboy Americana =)

Irving Penn – O Americano de 1917 faleceu em 2009 em sua própria casa. Trabalhou na Vogue Americana, Bazaar e é um dos fotógrafos mais famosos da história do mundo da moda!

Karl Lagerfeld – Alemão de 1933,  Lagerfeld é conhecido como um dos estilistas mais influentes no mundo da moda do século XX, mas poucos sabem que ele também é um fotógrafo com olho espetacular!

Mario Testino – Peruano nascido em Lima em 1954, mas é baseado em Londres. Internacionalmente famoso por suas propagandas de anúncio e imagens de moda imaginativas e ousadas. Em 12 de julho de 2012, o fotógrafo inaugurou a organização não-governamental MATE, Asociación Mario Testino, com objetivo de promover e celebrar a arte peruana, legal né?

Elle Von Unwerth – Nascida em Frankfurt em 1954 essa fotógrafa se especializou em fotografia “erótica” feminina. Inclusive a primeira celebridade que ela fotografou foi Claudia Schiffer!  Depois disso trabalhou nas revistas: Arena, Vanity Fair, The Face, I-D…

Bruce Weber – Nasceu nos Estados Unidos em 1946 e já fotografou: Calvin Klein, Ralph Lauren, Abercrombie&Fitch, Revlon, e ficou famoso mesmo com o calendário Pirelli!

Qual deles é o seu favorito?

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário