Acervo

Dia Internacional do Livro Infantil!

de Privalia (2 abril 2013)

Hoje, dia 02 de Abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, que contribui com a literatura dos pequenos com obras como “O patinho feio”, “A pequena sereia”, “O soldadinho de chumbo” e “A princesa e a ervilha”. Mas hoje vamos dar dicas de outras obras que são as mais famosas para a criançada e ainda por cima trata de personagens que tem um estilo bem divertido.

A mais famosa de todas, acredito que seja o Harry Potter e todos os livros da sua saga. O bruxinho e seus amigos combatendo o mal com figurinos super legais que a criançada adora. Ora de uniforme da escola de magia (que é o máximo) e ora como adolescentes “normais” que são. Vale a pena ler para os seus filhos, afinal é uma obra que ajuda a despertar a imaginação e a criatividade nesse mundo de fantasias criado pela autora.

O Mágico de Oz. Bom, como não se interessar por uma história que envolve um espantalho, um homem de lata, um leão, bruxas e uma menina linda com sapatinhos mágicos perdidinha? Um conto de fadas de mão cheia que encanta todo mundo. Vale a pena ler para a criançada porque mostra a importância da família, do nosso lar, amor ao próximo…

O Pequeno Príncipe. Esse vai despertar dúvidas: será que é um livro para crianças mesmo? Sim, é, mas também é para adolescentes, adultos. O mais bacana da obra é que toda vez que você ler vai encarar de uma forma diferente, interpretar de outra maneira e parece sempre um livro novo, mesmo que saibamos ele quase de cor. Vale a pena ler porque ele explica a máxima do “Tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas“, e essa é uma bela lição para aprender desde pequeno, não?

O Menino Maluquinho. Obra nacional criada pelo desenhista e cartunista Ziraldo. Um menino alegre e levado, que veste o paletó do pai  e uma panela na cabeça enquanto nos conta sobre o sabor da infância. Vale a pena ler pois defende que “o adulto nada mais é do que uma criança fora de uso“. Quem sabe você, papai, não descobre de volta a alegria de brincar e aproveita ela com seu filho?

A Turma da Mônica. Sim, estamos falando de livro e não de gibi, mas existem livros da série sim. Uma turma que mora no mesmo bairro e usa todo dia a mesma roupa, mas deixam claro que ela está sempre limpinha (tirando a do Cascão) e com um guarda-roupa lotado delas. Vale a pena ler para o seu filho, pois ensina muito sobre família, amigos, higiene e ética. Nas histórias, quem faz algo errado sempre se dá mal.

Vale reforçar que, por mais que a internet seja importante para o desenvolvimento da criança, nada trás mais benefícios do que a leitura. Ensine ao seu filho o prazer de ler desde pequeno!

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário