Acervo Privalia

Como os perfumes são feitos?

de Privalia (25 julho 2012)

O post de hoje traz um assunto curioso! Vamos resumir para vocês sobre como são feitos os perfumes!

A primeira etapa é a extração dos aromas das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas. As  mais exóticas e as mais populares vêm de diversos lugares, e como é se de esperar, quanto mais rara, maior é seu preço (o oud, por exemplo, um tipo de madeira dificílima de extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço do grama de ouro!). Mas só isso basta? Não! Todo perfume é feito de água, álcool e absoluto (a essência!), além de um profissional que saiba mesclar essas últimas com maestria para obter uma fragrância agradável.

Ouvimos sempre aquela história “tal perfume não tem fixação”, “passei de manhã e duas horas depois já não sentia cheiro algum”… essa história de fixação é ladainha! Não existe fixador em perfumes. Toda essência é criada por 3 notas: notas de cabeça (É volátil e dura somente alguns minutos…  é a primeira impressão da fragrância e normalmente tem aromas mais frescos, como os cítricos que, por natureza, são mais voláteis, desprendem-se primeiro, no conjunto de um aroma), notas de coração (É o aroma liberado em seguida e denota sua personalidade,  é o corpo da fragrância. Este é o cheiro que as pessoas vão sentir mais, quando se aproximam de quem usa o perfume, por isso, para muitos, é considerado o mais importante) e notas de fundo (É onde se encontram os elementos fixadores, que conferem peso, calor, e indicam o tempo de duração na pele. Normalmente são especiarias, resinas e madeiras que conferem esta capacidade, e que podem ser sentidos neste estágio da evaporação). Ou seja, se a fragrância tiver mais notas de fundo vai durar mais na pele e se tiver mais notas de cabeça vai durar menos. Por isso os mais levinhos vão embora mais rápido e os masculinos amadeirados tendem a durar mais! Interessante, né?

Os perfumas são agrupados em várias famílias olfativas: Floral (extraídos de flores e tem aroma fresco), Verdes (aromas de folhagem, bem jovens), Chipre (conjunto de flores e frutas. Esses são bem sofisticados!), Orientais ( âmbar, baunilha, cedro… são bem sensuais), Frutal, Herbal (manjericão, erva-doce), Fougére (combinação de madeira com lavanda) e Cítricos dominantes (limão, laranja). Você, com certeza, deve saber o tipo que prefere, então corre pra nossa vitrine!

São dezenas de perfumes famosos com preço super bacana. Dúvida?  Armani, Bvlgari, Carolina Herrera, Cacharel, Ferrari, Calvin Klein, Hugo Boss, Kenzo, Guess, Ralph Lauren, Montblanc, Moschino, Azzaro, Givenchy, Gabriela Sabatini e muito mais. Vai lá!

Boas Compras!

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário