Acervo Privalia

Art déco na passarela

de Privalia (17 outubro 2011)

Em 1965, Yves Saint Laurent criou uma de suas peças mais icônicas: um tubinho inspirado no trabalho de Piet Mondrian, artista plástico fundador do neoplasticismo. Esse foi apenas o primeiro passo. Em seguida, Pablo Picasso, Georges Braque, Andy Warhol, Velázquez e Delacroix inspiraram o trabalho do estilista, que no inicio de sua carreira chegou a trabalhar como assistente de Christian Dior.

Mais de 40 anos depois, a arte continua influenciando a moda. Tanto a art déco é um dos assuntos mais relevantes da temporada de verão 2012 internacional, fazendo a cabeça de estilistas importantes como Frida Giannini, da Gucci, e Olivier Rousteing, da Balmain. Na Gucci, por exemplo, vestidos com decotes profundos, gráficos, em tons de dourado, preto e branco surgiram na passarela. Já na Balmain, jaquetas luxuosas com desenhos tipicamente do movimento.

A art déco ficou popular entre as décadas de 1920 e 1930 e fez a cabeça das artes decorativas, da arquitetura, da moda, do desenho industrial e das artes visuais. É facilmente identificada pela geometrização das formas e linhas.

Art déco na Gucci

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário