Acervo Privalia

Abusou no fim do ano?

de Privalia (2 janeiro 2013)

Exagerou nas festas de final de ano? Para se recuperar não é preciso fazer nenhuma loucura como ficar sem comer, restringir excessivamente as calorias ou consumir apenas sucos e sopas, basta você voltar a ter uma alimentação balanceada, reduzindo um pouco as quantidades e praticando exercícios físicos para gastar as calorias adquiridas.

Lembrem-se: estamos no verão, logo devemos dar preferência por alimentos mais leves, ou seja, frutas da época, saladas com verduras e legumes variados, crus e cozidos, risotos, sucos, vitaminas, gelatina, salada de fruta, entre outros. Este tipo de alimento é digerido mais facilmente e evita desconfortos intestinais, possuem grande quantidade de água, fibras, vitaminas e minerais, por isso são alimentos saudáveis e refrescantes. Fornecem poucas calorias e contribuem para a eliminação do peso adquirido nas festas.

Evite tudo que é rico em gordura: as frituras (como batata frita, preparações à milanesa, salgados fritos, pastéis…), alimentos industrializados em excesso, feijoada, churrasco, maionese, salpicão, entre outros. Isso porque a gordura tem um processo de digestão mais lento e, com o calor, aumentam as chances de ter desconfortos, diarréias, mal estar e sentir-se empanturrado. Para você que exagerou na bebida alcoólica e está de ressaca, mais um motivo para evitar alimentos gordurosos, porque estes sobrecarregam o fígado, que estará metabolizando todas as toxinas que foram ingeridas .Outra necessidade no verão é a água! Ela é fundamental sempre, mas principalmente nesta época do ano, onde transpira-se muito. Beber água repõe os líquidos perdidos e hidrata o corpo. Lembre-se que sentir sede já é um sinal de desidratação, portanto, beba água sem sentir sede. Beba no mínimo 2 litros de água por dia, para repor o líquido eliminado.

Faça de 5 a 6 refeições diárias para estimular o metabolismo, que queimará mais calorias. Alimentando-se na quantidade certa e praticando exercícios físicos, estará no caminho certo para se recuperar dos exageros cometidos. Aproveite para mudar o seu estilo de vida, tendo uma alimentação mais saudável, comendo de forma consciente, desejando ter mais qualidade de vida. Diga não ao sedentarismo, escolha uma atividade física que você goste e pratique, mexa-se!

 

Compartilhe!

Sobre o autor
Privalia

Privalia

Deixe seu comentário